Contato!

SITE

http://www.banqueting.com.br/

COZINHA:
RUA IPURINÁS, 289 - BROOKLIN
SÃO PAULO / SP

TELEFONES:
11 5507-2181 - 11 3477-0836

EMAIL:
atendimento@banqueting.com.br

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O processo artístico na produção de vinhos



Anya Gallaccio é uma artista inglesa cujo trabalho não pode ser exatamente descrito como amígavel às expoxições e feiras de arte. Suas obras se alteram ou esgotam ao longo do tempo, como cubos de gelo gigantes derretendo ou milhares de pétalas e folhas de rosas organizadas em formatos abstratos.
Em 2006, Anya quis juntar seu amor pelos processos artisticos à vinicultura, para criar uvas Zinfandel em cinco regiões diferentes em Sonoma, Califórnia. Assim ela conseguiria retratar os ambientes nas uvas e posteriormente nos vinhos produzidos a partir delas.
O vinho Zinfandel é bastante controverso em termos de apreciação, e suas uvas de mesmo nome são extremamente sensíveis ao seu ambiente de cultura, fatos que estimularam bastante a artista.
A ideia então era encontrar cinco lugares marcantes e diferentes para plantar as uvas e posteriormente criar cinco vinhos característicos. Um sexto vinho seria criado através de um blend das cinco variedades, criando um produto que captasse a expressão de toda a região.
O processo de plantio e o processamento das uvas deveriam ser os mais tradicional possível, o que tornava a realização do projeto uma tarefa bastante complexa. Por se tratar de um projeto conceitual, não seria permitido excluir nenhum dos cinco vinhos do blend, mesmo que ele fosse comprometedor a mistura final.
Qualquer resultado poderia sair daquelas garrafas e isso foi muito comentado. Era provável que as pessoas não tomariam aqueles vinhos, o que motivou ainda mais a artista esperançosa de bons resultados.
Em junho, pouco antes do esperado, os vinhos estavam prontos para a criação do blend e Ms. Gallaccio foi à Califórnia experimentar as cinco variedades e observar a mistura das mesmas. Bons resultados animaram a artista que ressaltou a grande distinção entre os vinhos e pretende vender garrafas de uma futura safra para cobrir parte do custo de seu projeto.